À frente, pois, daqueles que se te afiguram desnorteados, estende o coração e as mãos para auxiliar, porque todos estamos no caminho da evolução e, segundo a assertiva do nosso Divino Mestre, "com a medida com que tivermos medido nos hão-de medir a nós".
Sem nosso esforço pessoal no bem, a obra regenerativa será adiada indefinidamente, compreendendo-se por precioso e indispensável nosso concurso fraterno para que irmãos nossos, provisoriamente impermeáveis no mal, se convertam aos Desígnios Divinos, aprendendo a utilizar os poderes da luz potencial de que são detentores. Somente o amor sentido, crido e vivido por nós provocará a eclosão dos raios de amor em nossos semelhantes. Sem polarizar as energias da alma na direção divina, ajustando-lhes o magnetismo ao Centro do Universo, todo programa de redenção é um conjunto de palavras, pecando pela improbabilidade flagrante.
"Determina as tuas diretrizes nas diretrizes do Cristo e conserta a ti próprio, sem exigir que os teus irmãos façam o mesmo."
O Cristo veio ajudar-nos a salvar a nós mesmos, traçando caminhos e delineando roteiros para que tudo em nosso corpo reflita a harmonia do universo e para que a saúde seja o nosso prêmio por todos os esforços comandados pela sabedoria.
"O mal se organizou na Terra por falta de amor nas almas que aqui vivem."
Não existe nada errado no mundo das formas, nem no mundo das anti-formas. Tudo está certo com os planos de Deus. A enfermidade é um aviso de que existe algo em desacerto em nosso organismo físico ou psíquico, portanto, devemos examinar a nós mesmos naquilo que já compreendemos.
O místico, verdadeiramente místico, conhece a si mesmo; estuda todos os dias as suas próprias reações e sabe quais os caminhos saudáveis onde ele encontra os princípios da felicidade.
Compete a quem ainda não chegou a este estado, procurar, porque quem procura acha e quem pede recebe, afirmou o Divino Médico de todos nós.
Colocai em torno de vós uma segurança espiritual e esta somente se encontra no amor, que se divide em trabalhos incontáveis, no serviço do bem.
Verdadeiramente, a Terra está poluída de formas- pensamentos negativos, que a atmosfera física e espiritual desloca em todas as direções e eles se acomodam onde encontram seus iguais. Entrementes, podem ser afastados e neutralizados pela aura humana, de quem se resolveu a cultivar o Cristo no coração. E a caridade na Terra é força vigorosa, que nos sustenta no amor e nos defende de todas as investidas do mal, acendendo um sol dentro de nós, que aquece nosso espírito e purifica nossos ideais.